É um registro das minhas peripércias na cozinha... à medida que for fazendo vou postando... vai ser divertido compartilhar essas coisas... :)

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Pão Caseiro

Esse feriado foi longo, hein?? Bom pra fazer muitas receitinhas... e como sempre bate um "faniquito", coloquei meu lado Ofélia pra trabalhar... ainda bem que minha nutricionista não sabe da existência do blog... pq ela é meio "aborrecilda" e ia me xingar até... mas ó... tô fazendo essas coisas, mas comendo bem menos e fazendo mais caminhada.. espero que ela não me mate semana que vem... :)
Essa receita eu peguei no site www.aquinacozinha.com super tranquila de fazer... bora?

Ingredientes:
  • 02 xícaras de chá de leite morno
  • 01 envelope de fermento biológico seco (10gr)
  • 01 colher de sopa de açúcar
  • 03 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 02 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 01 colher de sopa rasa de sal
Modo de Preparo:
Em um recipiente coloque o leite morno, o açúcar e o fermento e misture. Acrescente o azeite, a farinha de trigo e misture novamente com um garfo ou fouet. Por último, coloque o sal e misture novamente. coloque a massa em uma forma untada (com manteiga ou óleo) e enfarinhada.
Deixe a massa descansar (já dentro da forma que vai ao forno) por uma hora em local sem vento. O ideal seria dentro do próprio forno desligado.
Depois de passada a uma hora, ligue o forno com a chama baixa (e o pão lá dentro, claro), cerca de uns 160ºC. Deixe nessa temperatura por uns 15 minutos e depois aumente a temperatura do forno para uns 180ºC (médio) e deixa mais uns 20 minutos ou até que o pão fique levemente dourado.
Se quiser polvilhar alguma coisa sobre a massa, deve ser feito na hora que coloca a massa na forma, pode ser semente de mostarda, gergelim, orégano, queijo ralado, sal grosso com alecrim, etc..

A massa fica "molenga" mesmo...
 
pão pronto...
 
 
Minhas considerações: É muito tranquilo de fazer, porém, no meu caso, a forma era pequena demais então a massa transbordou (a massa cresce muito!!!!!), por isso coloquei essa forma embaixo, senão ia sujar o fogão todo!
Outra coisa é que meu forno está ruim, como já falei, então, ficou bem mais que o tempo regulamentar, e como a forma era menor, ficou meio desconjuntada para tirar... mas mesmo assim, ficou uma delícia! foi sucesso na certa!
A moça do site, deu umas dicas interessantes.. tipo... para saborizar o pão, pode colocar junto à massa uma colher de sopa de ervas (pode ser ervas finas, alecrim, orégano) ou alho frito...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário