É um registro das minhas peripércias na cozinha... à medida que for fazendo vou postando... vai ser divertido compartilhar essas coisas... :)

domingo, 23 de março de 2014

Escondidinho de carne seca

Voltei... viu como estou Ofélia?? hehehe... vim com uma receita deliciosa... mas um pouco trabalhosa... pelo menos meu liquidificador saiu fumaça (espero que não tenha queimado...). Não peguei a receita literalmente de canto nenhum e ao mesmo tempo, de todos... pq fui ajustando daqui e dali e acaba q saiu... :) Bora?

Ingredientes:

  • 1 kg de mandioca
  • 1 copo de requeijão
  • 1 cx de creme de leite
  • leite
  • queijo parmesão
  • queijo mussarela
  • 1 kg de carne de charque
  • cebola
  • alho
  • azeite
Modo de praparo: O bicho é meio trabalhoso, então, comecei um pedaço da receita na noite anterior e finalizei hoje, antes do almoço.
Na noite passada já cozinhei a mandioca só com água e sal... deixei quase uma hora, para ficar bem molenga! e também desalguei a carne de charque (troquei a água várias vezes para o sal sair). Depois coloquei na pressão por uma hora e quando esfriou, desfiei ela. Coloquei tudo na geladeira para finalizar hj de manhã.
Hoje, coloquei a mandioca em uma panela com água, só para esquentar e ela ficar mais mole. Depois que ela estava quentinha que começou o calvário... tentei passar ela no espremedor de batatas, porém tava dificil demais, passei para o liquidificador, mas tem que ser aos poucos... depois de muito tentar, tentar, de pouquinho em pouquinho, colocando leite para facilitar o processo, consegui liquidificar tudo (começou a sair fumaça do meu liquidificador!!!!), passei tudo para uma panela e fiz como um purê. Coloquei leite, manteiga, acertei o sal, coloquei o requeijão e o creme de leite. Fica um creme bem dificil de mexer.. haja braço!!! :)
Peguei uma frigideira, coloquei um pouco de azeite, cebola, alho e coloquei a carne... refoguei bastante e corrigi o sal (troquei tanto a água que a charque ficou totalmente sem sal).
Depois, peguei um refratário e coloquei uma camada do creme de mandioca, uma do charque e uma de mandioca novamente, finalizei com queijo mussarela ralado por cima. Levei ao forno por uns 20 minutos para gratinar.

Cozinhando a mandioca e a carne já desfiada

Refogando a carne de charque

Prontinho

Minhas considerações: Olha, a receita é uma delícia e tal... mas dá um trabalho do cão!!! e pra limpar, é difícil!!!! acho que não mexo com isso mais não!!! hahahaha... se bem que meu problema maior foi como amassar essa mandioca... talvez com batatas seja diferente... ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário