É um registro das minhas peripércias na cozinha... à medida que for fazendo vou postando... vai ser divertido compartilhar essas coisas... :)

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Quiche de Alho Poró

Estou com uma onda "natureba" (é ruim hein??) e me aventurei no alho poró... fiquei sem saber o que fazer... esperando só estragar a "bicha" na geladeira... Depois, parei e pensei... hummm... podia fazer um quiche... adoro quiche... e assim foi... meu 1º quiche... e não é que deu certo, tirei do site www.comidasereceitas.com.br , bora??

Ingredientes:

MASSA
  • 1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
  • 06 colheres de sopa de manteiga (achei muito, coloquei 04)
  • 01 ovo
  • 02 colheres de sopa de água
  • pitada de sal
RECHEIO
  • 02 xícaras de chá de creme de leite
  • 04 ovos graúdos (coloquei do tamanho normal)
  • 02 alhos-poró graúdos (só tinha um em casa... e nem tão graúdo assim)
  • 02 colheres de sopa de manteiga
  • 02 colheres de sopa de parmesão ralado
  • sal e pimenta-do-reino à gosto
Modo de Preparo:

Massa: Coloque a farinha de trigo em um mármore e abrindo um buraco no meio. coloque no centro da farinha a manteiga gelada e cortada em cubos (tô ficando enxerida, coloquei menos manteiga, 04 colheres). Misture com a ponta dos dedos até a massa ligar. Bata levemente o ovo com a água e o sal e adicione à mistura de farinha (quando eu fiz isso, virou uma massa melequenta e grudenta...e quanto mais amassava, mas grudento ficava.. resultado? Coloquei por minha conta um pouco mais de farinha de trigo... e deu super certo... continuou macia) dê liga à massa e deixe descansar por 20 minutos.
Recheio: fatie finamente a parte branca do alho poró (como era a 1a. vez que mexia com alho poró, fiquei sem saber como mexer direito...) fui até a verde, mas não muito pra frente, porque fiquei com medo de ficar dura. Coloque essas fatias do alho poró em uma frigideira, juntamente com a manteiga e refogue até que fique bem macio. Reserve.
Bata ligeiramente os ovos para o recheio e acrescente o creme de leite, tempere com sal e pimenta do reino (nessa hora que acrescentei um resto de ricota ralada que tava morando na minha geladeira).
Abra a massa com um rolo e forre o fundo e laterais de uma assadeira com aro removível de 24 cm de diâmetro.
Cubra a massa com o alho poró refogado e salpique com o parmesão. Cubra com o creme de ovos e leve ao forno aquecido médio para assar.
Asse por cerca de 30 minutos ou até o recheio firmar.
Deixe esfriar antes de cortar.

Alho poró cortadinho, sendo refogado na manteiga
 
 

A massa, descansando...
 
 

Torta pronta
 
 

nham, nham...
 
Minhas Considerações: Super fácil de fazer, e muito gostosa... apesar de saber que não é muito light... a  ricota que tinha na geladeira deu um toque diferente em tudo... e ó, foi o diferencial!! :) Faz procê vê se não falo a verdade... delíciaaaa!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário