É um registro das minhas peripércias na cozinha... à medida que for fazendo vou postando... vai ser divertido compartilhar essas coisas... :)

sábado, 3 de julho de 2021

Pamonha

 Helloooo... Tô viva!! Mas nem vou me desculpar, vou partir pra receita... Eu amo pamonha e uma amiga me mandou a receita... Não sei de onde, mas vou postar... Super fácil e tranquila... E fica muito boa! Bora lá?

Ingredientes:

  • 07 espigas de milho
  • 01 colher de sobremesa de sal
  • 100 gr de açúcar
  • 100 ml de leite de coco(opcional)
  • 200 ml de leite
Modo de Preparo:

Você irá precisar de uma cuscuzeira. Ou uma forma de bolo com furo no meio(vou explicar depois que dá para fazer assim também)
Pegue as palhas do milho que você vai usar e forre o fundo da cuscuzeira, para que a massa de milho que irá se formar não escorra. Depois de forrar todo o fundo, reserve.
Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata bastante, até ficar bem liso, sem nenhum gruminho.
Coloque esse creme na cuscuzeira que você deixou reservada, feche com a tampa e coloque em fogo baixo por 30 minutos(aqui em casa foi muito mais de 30 minutos, veja a consistência que você quer a sua pamonha, lembrando que quando esfria, endurece um pouco). E prontinho!! Só isso!!! moleza, né??

Forre a cuscuzeira com a palha do milho, de forma que não deixe nenhum "buraquinho" para a massa passar.


Pronta para ir ao fogo


Isso aqui é ela pronta. Tudo bem, a foto não está ajudando, eu sei... achei que ficou um pouco mole, mas a audiência aqui de casa comeu tudo!!!

Minhas considerações:

Vamos lá... a receita realmente é muito fácil de fazer. O mais chato é debulhar o milho, com aqueles cabelinhos. Só que demora demais pra fazer ou então a apressadinha aqui não teve paciência para esperar, e pra piorar quando fiz, esqueci e deixei o fogo alto, então, em 30 minutos ela não estava pronta. E o povo não aguentou esperar.. então achei que ficou muito molenga.
A amiga que me deu a receita, fez a dela diferente, untou com manteiga uma forma de bolo com furo e colocou a massa lá. Colocou em banho maria no fogão mesmo e colocou umas palhinhas só por cima pra dar um gostinho de palha. 
Fiz desse jeito também, mas também deu mais de 30 minutos cozinhando, mas dessa vez ficou durinha e deliciosa! :)


Essa é a consistência que eu prefiro. Eu fiz novamente na forma de bolo com um furo no meio.

Então, resumindo, dá super certo! prefiro a consistência da que foi feita com a forma de bolo. As fotos são de meia receita, porque se não desse certo, não perderia tanto ingrediente... mas faz ai, fica delicioso!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário