É um registro das minhas peripércias na cozinha... à medida que for fazendo vou postando... vai ser divertido compartilhar essas coisas... :)

domingo, 1 de julho de 2012

Pavê de Chocolate

Mistério resolvido... o que fiz ontem e tinha colocado uma menção sobre o tema era o pavê... a questão é que é necessário alguns ajustes... que da próxima vez vou fazer.. várias vezes, durante a receita, tive vontade de jogar tudo fora... ao ver as fotos vcs entenderão o porquê... mas, ao mesmo tempo, pensei... com esses ingredientes, não é possível que fique ruim...

Ingredientes:
  • 1 pacote de biscoito maisena (usei menos 2/3 do pacote)
  • 1/2 litro de leite (na verdade acho que é melhor com menos, pq sobrou muito!)
  • 6 colheres de chocolate em pó (usei dos frades)
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 1/2 lata de leite
  • 1 lata de creme de leite sem soro (ou 2 caixinhas)
  • 5 ovos (usei 3)
  • açúcar
Modo de fazer:

Preencha o fundo de um pirex com duas camadas de biscoito de maisena.
Coloque em uma panela, 1/2 litro de leite com 6 colheres de chocolate em pó até que o leite fique bem escuro, deixe ferver (vai ser mais fácil incorporar esse chocolate em pó com o leite se o fogo estiver ligado). Depois, despeje a mistura quente sobre os biscoitos de forma que eles fiquem bem molinhos, mas sem deixar demais no fundo do recipiente.
Em outra tigela, misture o leite condensado, as 5 gemas (no meu caso, 3) e mais a medida de 1 lata e meia de leite. Misture bem antes de levar ao fogo. Já no fogo, continue mexendo até levantar fervura. Depois de ferver, espalhe a mistura em cima dos biscoitos e deixe esfriar um pouco (foi aí que o trem ficou feio).
Coloque na batedeira as 5 claras (no meu caso, 3) e bata até ficar bem consistente.
Em seguida coloque 10 colheres de sopa de açúcar(coloquei 6 colheres), sem parar de bater, até ficar uniforme. Coloque creme de leite(coloquei 1 caixinha só) e misture. Despeje no pirex em cima da camada de leite condensado. Leve ao freezer para endurecer.

Começou até bonitinho

Aí que a coisa desandou, quando misturei a parte do chocolate com o de leite condensado... nessa hora pensei em jogar tudo fora! e fazer meu velho mousse... :)
Mas a cobertura salvou a feiúra... viu como maquiagem resolve??? :P

Eis a bela surpresa... não é que deu certo e ficou bonitinho??? :)


Minhas Considerações:  Aff.. são tantas... primeiro, acho que da próxima vez, vou fazer com uns 300ml de leite e 3 ou 4 de chocolate para fazer o creminho de pôr nos biscoitos (o creme preto), ficou com líquido demais e ainda sobrou muito na panela... não dá pra disperdiçar, né??
O creme branco, tem que ficar de olho, pq fazendo mil coisas ao mesmo tempo, esqueci e o bicho entornou e sujou meu fogão! odeio qd isso acontece!!! argh!!!
O creme meio que talhou, pq acho que deixei tempo demais no fogão... não é que talhou, mas ficou cheio de gruminhos...outra hora que pensei em desistir de tudo...
Coloquei "só" 3 ovos.. pelo amor de Deus!! 5 é meio muito né??
E outra coisa... acho que meu pirex era menor do que a pessoa que inventou a receita... pq não coube o pacote inteiro de jeito nenhum! talvez num pirex comprido, dê pra colocar a receita direitinho e ela saia melhor que a minha... :)
Na verdade esse pavê é meio que o preto e branco que já postei aqui, só que tem biscoito no meio...
Faria e farei outra vez, com mais Know How pode ser que fique mais bonitinho... :) mas é gostosinho, pode fazer... :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário