É um registro das minhas peripércias na cozinha... à medida que for fazendo vou postando... vai ser divertido compartilhar essas coisas... :)

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Munguzá

Yes!! eu fiz!!! no! não saiu perfeito como eu queria, mas vou ajeitando aos poucos... :)
Tinha uma moça que trabalhava lá em casa, quando eu ainda era solteira, que fazia um munguzá de comer chorando!!! a coisa que mais sinto saudades dela é isso... o munguzá!!! aff... era bom, viu?? Desde então tenho procurado algo parecido com o dela... e agora cismei de fazer comidinhas juninas... a receita é boa, mas farei algumas adaptações para o futuro...

Ingredientes:
  • 500gr de milho para mungunzá (tem o branco e o amarelo, prefiro o amarelo)
  • 500ml de leite de coco
  • 2 1/2 xícaras de chá de açúcar
  • 100gr de coco ralado (até tinha em casa, mas não coloquei... não lembro de ter coco nas receitas nordestinas)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • cravo e canela a gosto
Modo de Preparo:

Lave o milho de véspera e deixe-o na água para amolecer. coloque em uma panela de pressão e acrescente os demais ingredientes, cozinhe até o milho ficar macio. mais ou menos 40 minutos.

na panela de pressão

pronto para comer... :)

Minhas Considerações:

 A receita é boa e fácil, fiz apenas metade da receita, porque rende muito e acho que ninguém mais compartilha com esse paladar nordestino aqui em casa. Não coloquei o coco ralado, porque achei meio esquisito, não tenho recordação de ter isso nas receitas no Nordeste... é verdade que naquele tempo eu só comia, nunca me ligava em receitas e tal... enfim, não coloquei. Outra coisa é o tempo de preparo.. nusga!! como o milho demora pra amolecer... foi um tal de abrir e fechar a panela de pressão (achei pouco líquido pra por na panela... e morro de medo de panela de pressão, apesar da minha ser bem segura e cheia de travas de segurança... mas a gente ouve cada história né??), colocar mais água e tal.. enfim... o gosto ficou muito bom!! mas acho que carece de um pouco mais de leite de coco... coloquei só uma garrafinha de 200ml... e outra coisa que coloquei também foi sal... porque achei que estava meio sem gosto e o sal fez a diferença... enfim... achei válida a receita, vou fazer outras vezes, acrescentando um pouco mais de leite de coco.. e deixando mais tempo na panela ao invés de ficar no abre/fecha da panela... :)

Atualizando... quando olhei a panela, depois de um tempo, o leite de coco tinha sumido... ficou só o milho...e quase nada de caldinho... resultado?? Acrescentei mais uma garrafinha de 200ml de leite de coco e pus mais umas pitadas de sal... agora sim!!! com gosto do meu Recife!! :)

Um comentário:

  1. Fabíola, aqui vai um conselho: cozinhe primeiro a cangica so com agua e depois tempere a gosto, assim cozinha mais depressa. O sal é importante mesmo pra temperar e pode colocar um pouco de coco ralado q fica bom. Bjs Ana Lucia

    ResponderExcluir