É um registro das minhas peripércias na cozinha... à medida que for fazendo vou postando... vai ser divertido compartilhar essas coisas... :)

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Pão de Queijo Mineiro

Cismei que tinha que fazer pão de queijo... então.. já sabe.. qd cismo... peguei a receita da minha sogra e da mãe de uma mãe da escola da pequena... :) precisa de braço, viu?? E me dá uma certa gastura a grudentisse (já sei que essa palavra não existe!) da massa! mas.. vamos lá...

Ingredientes:
  • 01 kg de polvilho doce
  • 08 ovos
  • 02 copos de leite
  • 01 copo de óleo
  • 500/600gr de queijo meia cura ralado
  • sal a gosto
Modo de Preparo:
Pegue uma travessa e coloque o polvilho. Coloque o leite, o óleo e o sal em uma tigela e leve ao fogo. Quando levantar fervura, desligue e coloque a mistura na travessa do polvilho e mexa até esfriar o suficiente para você conseguir mexer com a mão. Coloque os ovos, um a um, mexendo sempre a massa (que a essa altura gruda em sua mão o tempo inteiro) depois de tudo bem incorporado, coloque o queijo e misture... Depois de tudo incorporado, pegue óleo (o mesmo que vc usou para pôr no leite) e esfregue nas mãos e vá fazendo as bolinhas.
Pré-aqueça o forno antes de colocar as belezuras lá dentro... ;)

leite/óleo e sal

Escaldando o polvilho


Ovos em fila indiana... :)

Minha ajudante favorita quebrando os ovos

A massa prontinha

Com as bolinhas feitas
 
já prontos pra comer... :)
 
Minhas considerações: A receita é bem fácil, porém, precisa de braço... pra mexer o tempo inteiro na massa... o único senão aqui foi o sal... ficou meio sem sal... talvez o queijo que eu usei não foi o adequado... rende bastante!!! congelei uns três sacos!! mas pra congelar, vc primeiro coloca os pães numa travessa e vai pro congelador. Só depois de congelados é que pode ser colocado em um saquinho para o total congelamento. Vou aprimorar a receita e depois vou fazer novamente... :)
 
 
 
Olha uma nova fornada... acho que o polvilho faz diferença...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário